top of page

Dicas Rápidas Sobre Imersão

Atualizado: 9 de nov. de 2020

Imersão é uma palavra-chave para se jogar RPG. Nesta semana do Blog da Torre do Dragão, trazemos dicas rápidas e alguns macetes para melhorar a imersão dentro de sua mesa!


Se você conhece ou se interessa por RPG, você sabe que essa sigla para Role-Playing Game (Jogo de Interpretação de Papéis) está muito atrelada a uma outra palavra: IMERSÃO. Seja você jogador ou mestre, uma boa sessão de RPG geralmente acontece quando a imersão predomina, ou seja, quando todos na mesa estão verdadeiramente conectados com o jogo e nada mais! Pensando nisso, decidi compartilhar algumas dicas rápidas e macetes para que você possa aumentar o nível de imersão na sua mesa de RPG de maneira simples. Apertem os cintos e vamos lá!!


- Pense em características únicas para seu personagem. Um olhar vazio, uma voz fanha, um andar superior. Crie (ou escolha) deuses e deusas para idolatrar. Invente um sotaque estranho, um bordão único, uma personalidade incomum! Isso pode vir de maneira natural ou ser desenvolvido intencionalmente na criação de personagem. Mas lembre-se de ser fiel a suas criações, pois esta fidelidade ajuda muito na imersão de todos.


- Crie relações com outros personagens da mesa. Se apaixone, admire, crie laços familiares, um passado em comum, etc. Relações “negativas” também funcionam, mas tente priorizar laços amigáveis e respeite os limites dos demais jogadores e personagens.


- Quem nunca ouviu o Mestre perguntar “você tem certeza que quer fazer isso?” e estremeceu na cadeira? Às vezes, essa pode ser uma indicação sutil de que você está fazendo algo ineficiente (como jogar uma bola de fogo no dragão vermelho), mas também pode ser um teste para a coragem do personagem e do jogador. Exemplo: a trilha que vocês estão seguindo na floresta segue em frente, mas todos decidem virar para dentro da mata. O mestre pergunta “vocês tem certeza que querem fazer isso?”. Vocês enchem seus pulmões e dizem “SIM!” - então, acabam descobrindo que existe um NPC importante para história ou um baú com tesouros! Não diga não para novas experiências no RPG, mas o faça com parcimônia! Combinado?


- Acredite nos seus dados! Escolha, junto com o grupo, alguma mandinga, ritual, ou aquele dado especial. E torçam juntos! Só não aconselho assoprar ou dar beijos nos dados (Corona né). Isso ajuda a criar mais laços com a mesa e, acredite, os gritos de comemoração de uma rolagem crítica serão cada vez mais altos!


- Essa dica pode ser meio óbvia, mas, pelas mesas por aí, já vi acontecer algumas vezes: evite ao máximo usar o celular durante o jogo. Às vezes, é difícil, eu sei, mas isso quebra a imersão. Hoje em dia, existem aplicativos de RPG muito bons que facilitam nossa vida na hora de consultar informações, mas toda vez que você pega o celular, seus olhos inevitavelmente passarão pelas notificações. Para isso, prefira anotar coisas que você mais consulta em uma folha à parte. Além de ajudá-lo a memorizar as informações sobre seu personagem, evita a dispersão. Afinal, quando estiver na frente de Tiamat, você não vai querer “moscar”, certo?


- Essa vai para mestres: escolha músicas específicas para algumas situações. Os jogadores entrarão no clima que você deseja com mais naturalidade e, com o tempo, isso vai acontecer desde a primeira nota da música. Um exemplo direto da mesa de D&D aqui da Torre: quando subimos de nível, o(a) Mestre muda a trilha sonora e coloca You Give Love a Bad Name (Bon Jovi) para tocar. Para ser sincera, eu não lembro muito bem como isso começou, mas, ao longo do tempo, essa música passou a trazer uma sensação muito gostosa (não tem nada melhor que upar, certo?), principalmente quando lembro das nossas dancinhas comemorativas.


Não parece tão difícil agora, não é mesmo? Claro que cada mesa de RPG é diferente e algumas dicas podem servir mais do que outras para você e seus jogadores, mas com certeza algumas delas serão úteis e farão com que a imersão e a diversão de todos aumente a cada sessão de jogo.


E na sua mesa, o que faz a imersão acontecer? Tem alguma dica para acrescentar? Deixe aqui nos comentários e até a próxima!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page