Começando no RPG de Mesa Online

Com essas dicas não há mais desculpa para não jogar RPG de Mesa Online, certo? Plataformas, vantagens e mais!

Imagem: Tsabo6


Neste cenário de pandemia, muitos RPGistas que estavam acostumados a jogar presencialmente tiveram que se adaptar ao modo de jogo online - assim como novos jogadores que estão conhecendo este universo agora. Como alguns de vocês sabem, aqui na Torre do Dragão não foi diferente! Das mesas mensais gratuitas às campanhas e até mesmo nossa mesa particular, tudo teve de migrar para o formato online.


Contudo, essa adaptação não foi ruim; na verdade, foi benéfica para nós em alguns sentidos. Por conta disso, decidi trazer algumas dicas para quem está chegando agora no RPG de Mesa Online - seja você iniciante no jogo ou um veterano do RPG presencial. Apertem os cintos e vamos nessa!


As Vantagens


A primeira vantagem que o RPG Online apresenta é não precisar se preocupar com transportes, tempo de locomoção ou até dinheiro. Além disso, nós sabemos que uma sessão de RPG com 5-6 horas de duração (ou até mais) é cansativa. Terminar a sessão na sua própria casa e descansar também é um benefício.


Sem as barreiras físicas da distância, jogar online também abre a possibilidade de novas amizades e conhecimentos. É legal sempre estar aberto a conhecer novas pessoas, perfis e sistemas ao explorar esse universo. Particularmente, os eventos online da Torre do Dragão me proporcionaram criar amizades e laços que provavelmente não seriam possíveis no presencial, incluindo pessoas de outros lugares do Brasil.


Outra vantagem do formato de RPG online é a oportunidade de jogar com mestres diferentes em mesas diferentes. Explorar o RPG com outras pessoas agrega muito no desenvolvimento pessoal do jogador!


Esse é um dos motivos pelos quais a Torre do Dragão faz eventos gratuitos mensais com diversos temas e jogos diferentes. Se quiser abrir seu leque de sistemas, fique ligado no nosso Discord para se inscrever e jogar!


A Desvantagem


Não seria justo falar sobre as vantagens de jogar online sem comentar as desvantagens, certo?


Apesar da Internet ser a ferramenta que proporciona o formato Online, também é ela que o condena. É importante considerar que uma boa conexão de Internet pode poupar dores de cabeça. Problemas de áudio, quedas nas chamadas e lentidão das plataformas online infelizmente são problemas recorrentes nas mesas de RPG online. Especialmente durante a pandemia, com o crescimento repentino da demanda.


Isso pode atrapalhar a imersão e concentração da mesa - mas não precisa se descabelar ou deixar de se divertir por conta disso. Travou? Atualize a página, reinicie o computador e siga em frente. Se isso acontecer com outro participante da mesa, tente ter paciência e não se dispersar demais. Em instantes, tudo estará resolvido, e a diversão continua.


Ainda que a experiência de compartilhar uma mesa presencial seja insubstituível, o formato online é uma excelente alternativa, se soubermos lidar com suas limitações.


Agora que as vantagens e desvantagens do RPG de Mesa online estão estabelecidas, o próximo passo é falar sobre as plataformas que podemos usar para jogar!


Plataformas


Roll20


Muito conhecido na comunidade do RPG, o Roll20 é uma plataforma que proporciona, com facilidade, o que um jogador online de RPG precisa. Disponível em versões grátis e pagas, funciona diretamente no navegador de desktop, sem a necessidade de nenhum download.


Nesta plataforma, o Mestre e os demais jogadores podem armazenar tudo relativo a seus jogos. Fichas de personagens, monstros, mapas e ilustrações são exemplos do que você pode ter em suas pastas do Roll20. O Mestre também pode criar campanhas e definir a quais recursos os jogadores terão acesso.


Com tudo pronto, você pode convidar seus amigos para jogar pelo próprio site, via e-mail ou link. Então é só se divertir!


Outras ferramentas envolvendo comandos específicos também podem facilitar o modo Online do RPG, como realizar rolagens de dados virtuais (abertas para todos ou ocultas, no caso do Mestre).


Como último destaque, temos a Jukebox, que funciona como qualquer player e possibilita criar playlists de músicas. O controle do som ambiente também é um fator importante que pode influenciar na imersão da mesa, com músicas e efeitos que reforcem o clima de uma narração.


Além destes, o Roll20 tem mais recursos que facilitam o jogo Online, como Biblioteca de Arte, personalização de menus e Diário.


Discord


O Discord é uma plataforma muito utilizada aqui na Torre do Dragão. Em paralelo com nosso Instagram, é por onde nos comunicamos com a nossa comunidade, postamos e divulgamos novidades.


Falando nisso, o mês de março será o Mês de Vampiro, a Máscara lá no servidor! Acesse aqui e fique atento para os eventos especiais ao longo do mês!


O Discord é uma plataforma na qual membros de uma comunidade podem conversar por texto, áudio e vídeo, além de compartilhar conteúdos, como em um fórum. Como o Roll20, também funciona em navegadores, mas é possível (e recomendado) baixar o aplicativo para dispositivos móveis ou desktop.


O Discord proporciona muitos recursos que facilitam o trabalho do Mestre e Jogadores. A criação de diversas salas privadas ou abertas ajudam na distribuição e organização dos participantes, especialmente em eventos online (como os que fazemos o tempo todo).


Além das salas de áudio/vídeo e texto, é possível utilizar bots, ferramentas de automação com diversas finalidades. Músicas, dados, gravação de transmissões de vídeo e áudio são exemplos dessas ferramentas de automação. Sendo em sua maioria gratuitos, os bots facilitam o trabalho também de podcasters e até de quem usa a plataforma para fins corporativos.


A organização do servidor em canais e a distribuição de cargos também ajudam na administração da plataforma e permitem um nível interessante de personalização e interação com os outros membros.


Outras Plataformas


Também há muitas outras plataformas extremamente úteis para o RPG de Mesa, mas que não estão diretamente relacionadas a ele. No lugar do Roll20, por exemplo, muitos utilizam plataformas com recursos similares, como o Fantasy Grounds ou Tabletop Simulator.


Google Meet, Skype e até mesmo chamadas em grupo no Whatsapp são boas alternativas para áudio e vídeo, sendo mais simples que o Discord. A plataforma Apresentações Google também é muito útil para compartilhar mapas interativos e imagens.


Mesmo estas sendo plataformas mais genéricas - e possivelmente mais limitadas - quando combinadas entre si, podem atender melhor suas necessidades. Durante um tempo, utilizamos o Google Meet para chamadas de vídeo em nossas mesas. O Apresentações Google, utilizamos até hoje!


Se tratando de RPG de Mesa online, as possibilidades são inúmeras. O importante é buscar aquilo que atenda o que você e sua mesa procuram, pois o objetivo maior é se divertir jogando RPG!


Agora você já sabe por onde começar a explorar o RPG de Mesa online, que possa viver muitas aventuras com amigos de todos os lugares! E, claro, sempre que precisar de Mestres de RPG, é só falar com a Torre do Dragão!

Posts recentes

Ver tudo
Dúvidas? Envie um corvo
para a Torre!

Torre do Dragão - Mestres de RPG - São Paulo/SP - torre.dragao@gmail.com