top of page

Starfinder | Um guia rápido de RPG

Sempre quis jogar Starfinder, mas a complexidade das regras te afastou? Confira este guia simplificado sobre o combate neste RPG de Mesa!

Um Anão e um Vesk com armaduras e armas pesadas travam uma batalha corpo-a-corpo em meio a montanhas nevadas.

Seres alienígenas, mundos estranhos e combates espaciais! Hoje, daremos um breve resumo de algumas das mecânicas de Starfinder neste guia rápido. Com um universo riquíssimo, mas ao mesmo tempo com regras extensas e aprofundadas, Starfinder pode atrair e afastar jogadores de um mesmo grupo. No entanto, com um cenário tão rico e complexo, se faz necessária uma breve introdução aos conceitos básicos do jogo.


O texto de hoje requer alguns conhecimentos prévios sobre RPG, mas apenas conceitos básicos. Coisas como Iniciativa, Rodada de Combate, Classe de Armadura e Pontos de Vida.

O guia rápido a seguir tem o objetivo de introduzir novos jogadores ao universo de Starfinder. Mas sem o peso tão intenso das regras aprofundadas, que são muitas! Sendo assim, você encontrará direcionamentos para entender os conceitos básicos de combate sem o peso das mecânicas aprofundadas.


Mas não se sinta intimidado. Sabemos que Starfinder não é um jogo de fácil digestão por causa de suas minúcias. Justamente por isso traremos este guia rápido para tornar o compêndio de regras mais palatável.


Saúde, estamina e determinação


Em Starfinder, os pontos de vida funcionam de uma maneira um pouco diferente de outros jogos. Em vez de sua vida ser representada por um único valor numérico, ela é dividida em Pontos de Estamina, Pontos de Vida e Pontos de Determinação. Mas o que isso significa?


Sua estamina funciona como um limiar de dano. Em outras palavras, algo que seu personagem pode suportar sem sofrer ferimentos mais graves e que, consequentemente, são mais fáceis de recuperar. Assim, seus pontos de vida funcionam como a representação de sua deterioração física ao longo do tempo. Assim, também são mais difíceis de serem recuperados. Enquanto seus pontos de determinação definem aspectos como sua força de vontade, sua resiliência e sua determinação podendo ser utilizados em diversas situações.


Dentro do universo de Starfinder, isso serve para refletir a deterioração de sua saúde ao longo do tempo. Primeiro com danos superficiais, depois com danos persistentes e enfim em sua força de vontade. Ou seja, em sua capacidade de suportar e superar suas limitações físicas.


Classe de Armadura em Starfinder


Assim como sua saúde e vitalidade, sua Classe de Armadura também reflete sua resistência a determinado tipo de dano. Assim, em Starfinder temos duas classes de armadura, a Classe de Armadura Cinética e a Classe de Armadura de Energia.


Ambas são responsáveis por definir o Nível de Desafio que deverá ser atingido para que o ataque seja eficiente. No entanto, a Classe de Armadura utilizada será sempre definida pelo tipo de dano da arma.


A Classe de Armadura Cinética é responsável por absorver ataques que tenham como consequência algum tipo de impacto físico, seja ele cortante, perfurante ou cinético. Assim como armas que causam impactos físicos e ao mesmo tempo dano de energia, seja ele qual for.


Por outro lado, a Classe de Armadura de Energia sempre é atingida caso o dano da arma em questão esteja relacionado a algum tipo de energia que é emitida. Como fogo, ácido, eletricidade, efeitos mágicos ou energias desconhecidas.


Ações em Combate


Aqui a lógica de combate é similar a de outros jogos. A iniciativa é rolada e a ordem dos turnos é definida dentro de rodadas de 6 segundos cada. Contudo, em Starfinder, a grande diferença está na quantidade de ações por turno que um personagem pode realizar. Além de suas especificidades.


A segmentação das ações dentro de um turno ocorre da seguinte forma:

Ação Padrão, Ação de Movimento, Ação Rápida, Ação Completa, Reação e Outras Ações. Cada uma engloba uma série de possibilidades como: Realizar um Disparo de Cobertura, Atacar ou Fintar com uma Ação Padrão; Manipular um Item, Rastejar ou Sacar uma Arma com uma Ação de Movimento; realizar um Ataque Total ou Recuar com uma Ação Completa.


A lista de Ações em Combate segue abaixo. Contudo é importante lembrar que para cada ação, há uma descrição completa dentro do Livro Básico de Starfinder. Que no caso deste guia rápido será omitida.


Resumo das ações em combate do RPG de Mesa Starfinder

Combate Espacial em Starfinder


Starfinder não poderia passar sem um sistema de combate dedicado à naves espaciais. Onde cada personagem assume uma função dentro da espaçonave e tem suas ações definidas a partir daí. Além de eliminar as ameaças é necessário lidar com os danos aos sistemas vitais de sua própria embarcação.


Neste cenário, cada jogador precisa assumir uma função dentro da espaçonave. As possíveis funções são:

  • Artilheiro(a)

Responsável por lidar com as naves hostis e eliminá-las através dos sistemas de armas da nave. Utilizando canhões eletromagnéticos, armas nucleares ou feixes de partículas. Sua missão é exterminar qualquer tipo de ameaça cósmica.

  • Capitão(a)

O espaço sideral é um ambiente hostil por si só e dentro de um combate de naves a situação se torna ainda mais estarrecedora. Algo que torna a moral das tropas uma questão vital para a sobrevivência de todos. Desta forma, batalhas espaciais dependem de uma liderança confiante e de comandos que mudem o rumo do combate.

  • Engenheiro(a)

Reparos e direcionamento de energia. O que seria de uma nave em um combate sem ninguém para redirecionar o abastecimento de energia da ala de lazer para os escudos? Ou ainda, para realizar reparos de emergência no núcleo de energia?

  • Oficial de ciências

Analisar e detectar ameaças, encontrar pontos fracos nas embarcações inimigas ou mirar em pontos vitais de espaçonaves. Essa é a função dos oficiais de ciências, além de suas pesquisas ocasionais enquanto viajam pela deriva.

  • Piloto(a)

Potência total a bombordo! Nenhuma espaçonave teria chance em combate sem um piloto habilidoso. Aquele que é capaz de realizar acrobacias em meio a um combate espacial ou até realizar manobras arriscadas dentro de um cinturão de asteroides.


Fases do Combate Espacial


Uma vez definidas as funções passamos para a rodada de combate, que se divide em fases.


A primeira é a Fase de Engenharia, onde os engenheiros agem simultaneamente em todas as naves. Isso serve para lidar com os danos colaterais ou redirecionar energia para um dos sistemas vitais da nave.


Posteriormente, vamos para a Fase do Leme. É aqui onde o piloto de cada nave espacial tem de rolar um de pilotagem para realizar suas manobras.


A terceira e última fase é a Fase de Artilharia, onde todas as armas disparam na mesma ordem definida pela rolagem do piloto, mas os danos acontecem simultaneamente.


Já o capitão(a) é o único que pode agir em em qualquer uma das fases. O que faz com que os outros jogadores recebam bônus em suas rolagens.


Liguem os motores!


Sentiu vontade de jogar Starfinder? Gosta de ficção científica ou se interessa por regras aprofundadas e combates táticos? Talvez Starfinder seja o que você está procurando. Com isso vale um lembrete. A RPGCON 2021 acontece mês que vem e a Torre do Dragão vai levar Starfinder até você e seus amigos! Então corra para se inscrever!


Se Starfinder não faz muito seu tipo, teremos também mesas de Blades in the Dark e Vampiro: A Máscara. Além de todas as outras atrações do evento. Não perca também nossos eventos gratuitos, onde todo mês trazemos aventuras em sistemas diversos para todos.


Se você gostou do cenário, quer mais regras e mecânicas de jogo ou se interessa por outros sistemas deixe seu comentário abaixo e bons jogos!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page