top of page

Personagens de RPG: Mamba Negra

Transformando Kobe Bryant - o ex-jogador da NBA - em um super-herói do RPG Mutantes e Malfeitores! Uma homenagem ao lendário “Mamba Negra”.


Nós vivemos em um planeta no qual, sim, existem super-humanos. Ao longo de milênios de existência da humanidade, acumulamos histórias de indivíduos capazes de exceder os limites conhecidos da nossa espécie; pessoas que nos inspiram, traçando novos parâmetros e ideais, redefinindo o significado de ser humano. Elas podem não sair pelas ruas combatendo o crime, nem soltar raios pelas mãos - mas, certamente, alteram o mundo ao seu redor de maneira irreversível.


Algumas acabam tornando-se super-vilões, como Hitler ou Vlad, o Empalador. Outras, marcam a história como heróis; aqui, teríamos Einstein ou Buddha. Mas, hoje, quero falar sobre um herói pessoal. Alguém que mudou a minha vida pela tela de uma TV e que não merece nada menos do que ser eternizado na mesa de RPG!


Hoje, guiarei vocês por um passo-a-passo da Criação de Personagens do jogo Mutantes e Malfeitores para transformar Kobe Bryant em seu alter-ego: o Mamba Negra! Vamos viajar juntos nessa mistura de RPG e esporte para entender como criar seu próprio herói ou heroína neste jogo interessantíssimo. E, ao mesmo tempo, homenagear essa grande figura que nos deixou há poucos meses.


O jogo: Mutantes e Malfeitores


Em termos de criação de personagens, M&M é um dos jogos mais versáteis e personalizáveis da atualidade. Apesar de ter sido concebido especificamente para trazer à mesa de RPG os universos das histórias em quadrinhos e filmes de heróis, o jogo criado por Steve Kenson certamente não se limita a isso.


Atualmente em sua 3ª Edição, Mutantes e Malfeitores tem suas origens no Sistema d20 e, por isso, uma jogabilidade similar a Dungeons & Dragons ou Pathfinder. Basicamente, a resolução de conflitos se baseia em rolar um dado de 20 lados e somar algum bônus descrito na ficha de personagem.


Contudo, conta com regras mais simples e um foco um pouco mais narrativo, aspecto que é refletido desde a criação de personagens. Em vez do formato de raças, classes e rolagens de atributos geralmente oferecidos pelos jogos citados, Mutantes traz um sistema de pontos, semelhante ao que vemos no sistema Storyteller (Mundo das Trevas).


Dessa forma, basta definir o nível do personagem a ser criado e conferir quantos pontos você terá para gastar. Para este personagem, utilizaremos o Nível de Poder 10, recomendado pelo jogo. Isso significa que teremos 150 Pontos para gastar com atributos, perícias, habilidades e poderes. Ao longo do texto, vamos ver exatamente como essa “compra” funciona.


Você também pode acompanhar as escolhas tomadas ao longo da criação de personagens, consultando o SRD do jogo (em português).

A ficha do personagem:

Mamba Negra (Mutantes e Malfeitores)
.pdf
Download PDF • 405KB

Mas primeiro…


Passo 1: Conceito do Herói


Como primeiro passo da Criação de Personagens, o jogo sugere que o conceito do herói seja bem-definido para que as demais escolhas fiquem mais claras. Esta é uma das etapas mais importantes na criação, pois, por conta da grande quantidade de opções que o jogo oferece, é essencial saber exatamente o que você está procurando. Do contrário, você pode gastar horas lendo e relendo habilidades e poderes sem conseguir fazer nenhuma escolha. Ainda assim, se você decidir ir a fundo nos detalhes, pode ser que o processo seja bem longo.


Por isso, é legal pensar nos principais aspectos do seu herói ou heroína. Isso inclui a origem de seus poderes, suas especialidades, fraquezas ou até mesmo seu uniforme. Este artigo aqui pode ajudar nisso. Não se preocupe em escrever páginas inteiras sobre isso, mas alguns parágrafos que vão direto ao ponto.


Para a criação do Mamba Negra, ainda foi necessário levar em consideração o passado real de Kobe Bryant. Tive de fazer o “grande sacrifício" de assistir novamente aos grandes momentos de sua carreira, tanto como jogador de basquete, quanto como produtor e autor. Infelizmente, também tive de considerar as circunstâncias de seu falecimento precoce, mas tentei reverter o acontecimento em uma direção interessante.


Vamos ver como ficou o Conceito do Mamba Negra:


Kobe Bryant é um ex-jogador de basquete e escritor. O que ninguém sabe é que também é um Mutante, algo que conseguiu esconder muito bem ao longo da vida. Por anos, não conheceu nenhum outro Mutante, até que sua filha (Gianna) começou a manifestar poderes sobrenaturais. Sem saber como lidar com a situação e visando proteger sua filha, saiu em busca de Ludus (personagem de outra jogadora), um estudioso que talvez pudesse ajudá-lo.


Contudo, na viagem até o local onde Ludus se encontrava, teve seu helicóptero sabotado, o que causou um grave acidente. Dentre todos os passageiros, apenas Kobe e Gianna sobreviveram, graças a seus poderes - mas tiveram de forjar a própria morte para se esconder de seus inimigos e tentar investigá-los.


As habilidades de Mamba Negra estão diretamente ligadas às suas capacidades físicas e mentais sobre-humanas, além de seu poder controlar objetos à distância, em especial a bola de basquete. É rápido, ágil e tem uma resistência física descomunal. Também tem uma mente analítica e estratégica, além de intuição e percepção louváveis.


Como os Passos 2 e 3 do livro dependem do(a) Mestre e da aventura, vamos para o…


Passo 4: Habilidades


Todos os heróis e heroínas de Mutantes e Malfeitores possuem 8 Habilidades, começando com zero Graduações em todas elas:

  • Força

  • Vigor

  • Agilidade

  • Destreza

  • Luta

  • Intelecto

  • Prontidão

  • Presença

Cada Graduação custa 2 Pontos de Poder (agora eles entram em ação!) e você pode utilizar a tabela abaixo para saber onde seu personagem se encaixa. Uma graduação é igual a um bônus de +1. Portanto, um personagem com 5 em Força tem um bônus de +5 nas rolagens dos dados.


TABELA DE REFERÊNCIA PARA HABILIDADES (Livro Básico, pág 55)


Habilidades Primárias


Para representar suas capacidades físicas, decidi que o Mamba Negra seria um Super-humano moderado em Agilidade, Destreza e Vigor, com um valor 10 em cada.

Isso lhe dá excelentes bônus para jogadas de Ataque à Distância (Destreza), Defesas (Agilidade, Vigor) e Iniciativa (Agilidade) - tudo a ver com o que costumava fazer nas quadras!


A escolha de colocar 9 Graduações em Luta foi difícil. Inicialmente, havia pensado em comprar 10 Graduações, depois pensei que talvez não fizesse sentido que o herói fosse tão habilidoso na luta corpo-a-corpo. Por fim, decidi manter um valor alto, já que ele não terá tantos poderes diferentes. O fato de não termos bons combatentes no resto do grupo também pesou na decisão.


Demais Habilidades


Presença é a terceira maior Habilidade do Mamba Negra (7 Graduações), representando seu magnetismo pessoal e carisma, além da capacidade de liderança e intimidação. Kobe era um provocador destemido e capaz de comandar times dentro e fora das quadras. Estamos falando de liderar os Los Angeles Lakers por 2 décadas, 5 títulos e, na sequência, trabalhar com John Williams e Glen Keane rumo a um Oscar. Para Mamba Negra, só existe ser o melhor naquilo que se faz.


Apesar de seu Intelecto Altamente Talentoso (4 Graduações), a Prontidão do herói é ainda maior. O nível “Um dos melhores do mundo” (6 Graduações) certamente descreve muito bem a posição de Mamba Negra em relação à sua percepção, intuição e força de vontade. Um indivíduo atento e sagaz, que luta até o último instante pelo que quer seja.

Kobe não era conhecido especialmente por ser um jogador muito forte, mas ainda assim possuía uma força física respeitável. 4 Graduações (Altamente Talentoso) representam bem essa faceta não-sobrenatural deste personagem.


(Custo: 120 Pontos de Poder)


Já dá pra notar que a maior parte dos pontos será gasta aqui nas Habilidades! Isso não é necessário nem recomendado para todos os tipos de personagens, apenas uma escolha. O preço disso é a limitação na hora de comprar Poderes, em troca de uma base sólida para todos os tipos de tarefas. A brincadeira é que Kobe Bryant poderia ser melhor que qualquer humano médio em qualquer coisa que fizesse (e nem sei se é tão brincadeira assim, risos).


Passo 5: Perícias


Em Mutantes e Malfeitores, 2 Graduações em uma Perícia custam 1 Ponto de poder; são mais baratas, pois tem aplicações mais específicas, funcionando como extensões de alguma Habilidade. Por exemplo: a Perícia Percepção é uma extensão da Habilidade Prontidão. Por isso, sempre que usar Percepção, você também soma o bônus de Prontidão ao resultado.


As perícias do Mamba Negra são:

  • Atletismo = (Força) + 4 Graduações

  • Acrobacia = (Agilidade) + 4 Graduações

  • Ataque à Distância = (Destreza) + 2 Graduações

  • Percepção = (Prontidão) + 2 Graduações)

  • Intimidação = (Presença) + 2 Graduações

  • Intuição = (Prontidão) + 2 Graduações

(Custo: 8 Pontos de Poder)


Não há muito o que ser analisado nesta etapa. Ela consiste apenas em uma especialização do herói em algumas habilidades nas quais ele já tem boas Graduações.


Passo 6: Vantagens


Em Mutantes e Malfeitores, Vantagens são o que muitos jogos chamam de Talentos (Feats). Elas concedem ações diferenciadas, bônus de circunstância, equipamentos e mais uma série de coisas.


Para o Mamba Negra, selecionei 10 Vantagens, listadas e descritas brevemente abaixo. Cada uma delas foi escolhida visando trazer um aspecto específico do jogo de Kobe Bryant nas quadras de basquete para o contexto do super-herói.

  • Ação em Movimento (1 Graduação) O herói pode utilizar a ação de movimento antes e depois de sua Ação Padrão. Basicamente, representa a grande mobilidade do Mamba Negra ao agir


  • Maestria em Arremesso (5 Graduações) A Vantagem mais importante do Mamba! Faz com que seus arremessos sejam ainda mais precisos que outros ataques à distância, somando esse bônus de +5 nas rolagens de ataque. No total, temos um bônus de +15 nas rolagens de arremesso! Considerando que neste Nível de Poder as Defesas de um vilão provavelmente não devem passar muito de 20, as chances são ótimas!


  • Maestria em Perícia (3 Graduações) Esta Vantagem faz com que você possa fazer Testes de Rotina em qualquer situação com alguma perícia. Nos Testes de Rotina, você não precisa rolar os dados, apenas somar 10 ao seu bônus total. Com Maestria em Atletismo, Acrobacia e Percepção, Mamba Negra não precisará rolar os dados para tarefas consideravelmente difíceis, como escalar paredes irregulares, equilibrar-se sobre uma corda ou perceber movimentos e ruídos sutis.


  • Esquiva Fabulosa (1 Graduação) Kobe Bryant nunca está desatento, nunca está vulnerável ou é pego surpreendido! E é exatamente isso que essa Vantagem concede a ele!


  • Finta Ágil (1 Graduação) Com Finta Ágil, nosso herói pode utilizar Acrobacia em vez de Enganação para fintar em combate, tentando deixar um inimigo vulnerável. Dado o bônus de Acrobacia do Mamba Negra (+14), ele pode usar todos os seus movimentos basquetebolísticos para quebrar os tornozelos de um vilão! Chamo essa Vantagem de Crossover, o nome de um drible tradicional do basquete.


  • Mira Aprimorada (1 Graduação) Como se o arremesso do Mamba já não fosse letal o suficiente, ainda pode ficar melhor se ele mirar (total de até +27!!). Mudei o nome desta vantagem para Lance Livre, fazendo referência à cobrança de faltas no basquete, durante a qual o jogador pode arremessar com mais calma.


  • Ataque Preciso (1 Graduação) Arremessar sem conseguir enxergar direito o alvo? Isso não é problema algum para o Mamba Negra. Seus ataques à distância ignoram cobertura! O que pode ser mais difícil que arremessar com um indivíduo de 2 metros e 15 de altura tentando te bloquear?


  • Iniciativa Aprimorada (1 Graduação) Um bônus de +4 nas rolagens de Iniciativa, representando a proatividade de Kobe durante os jogos, sempre sendo o primeiro a tomar uma atitude.


  • Avaliação (1 Graduação) Com essa Vantagem, o herói pode usar sua Intuição para tentar descobrir as Habilidades e Defesas de um oponente. Também estou pensando em mudar o nome para Análise Tática (ou Trash Talk, como uma provocação investigativa). O Mamba assistiu o vídeo do seu último jogo e já sabe todas as suas fraquezas!


(Custo total: 15 Pontos de Poder)


Passo 7: Poderes


Praticamente todas as habilidades do Mamba Negra já foram descritas ao longo dos outros passos, mas há 2 Poderes que funcionarão como o acabamento final do nosso personagem.


O primeiro deles é Velocidade - e não poderia ser mais simples. Cada Graduação neste poder custa apenas 1 Ponto e dobra a velocidade do personagem. Com 2 Graduações neste Poder, o Mamba Negra pode andar até 64 metros em 6 segundos. Isso sem utilizar esforço extra para dobrar essa distância e correr mais que o Usain Bolt! Nosso herói estará por todo os lados em combate, mudando o posicionamento do campo de batalha todo o tempo (assim como em um jogo de basquete!).


O segundo poder do Mamba Negra chama-se Mover Objeto. Com este efeito, ele pode controlar sua bola de basquete (ou qualquer outro objeto) à distância, tornando-a uma ferramenta ou arma, dependendo da necessidade. Além disso, o poder combina muito bem com a Vantagem Maestria em Arremesso, permitindo utilizá-la para dar dano adicional com os objetos. Uma graduação neste efeito + 5 Graduações de Maestria em Arremesso combinam para um total de 6 de dano (o equivalente a um disparo com uma arma de fogo leve!). O alcance também pode chegar a 500m - portanto, se você vir a bola laranja vindo na sua direção, já será tarde demais!


(Custo total: 4 Pontos de Poder)


Finalização


Os últimos detalhes do Mamba Negra se referem às suas Complicações e Motivações. por conta do acidente, suas Motivações são defender os mutantes, garantir a segurança de sua filha e descobrir os responsáveis pelo atentado contra o helicóptero.


Como Complicações, escolhi sua Identidade Secreta, pois, tendo sido dado como morto, Kobe não pode simplesmente lutar contra o crime pelas ruas de Los Angeles! Essa Complicação se mostrou bastante difícil durante as sessões jogadas até agora - e superá-la também é um objetivo do Mamba.


Utilizei os 3 Pontos de Poder restantes para melhorar a Defesa Vontade de 6 para 9 Graduações, aumentando a resistência contra ataques mentais (Kobe é quem devora a mente de seus oponentes, não o contrário!).


Está aí, o Mamba Negra!


Minha homenagem super-heróica a um de meus maiores ídolos! Não vejo a hora de poder viver mais aventuras como Black Mamba e proteger a cidade de Los Angeles!


Acha que as escolhas fizeram jus às habilidades de Kobe Bryant? O que você mudaria neste super-herói?


Conte pra gente suas opiniões e deixe sugestões de outros personagens para criarmos nesta série!


Como sempre,


Rolem dados. Contem histórias. Divirtam-se!


Até a próxima!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page